Uso de toalhitas húmidas na higiene íntima do idoso
Desta vez vou falar no uso das toalhitas/ toalhetes húmidos na higiene intima. As toalhitas húmidas vieram para nos ajudar a conferir uma higiene mais rápida, mas devemos usar sempre as toalhitas para fazer a higiene intima?
A higiene intima é muito importante para manter o conforto da pessoa idosa, embora a pessoa nesta fase da vida possa ter alguma relutância à higiene sabemos que a uma boa higiene aumenta o seu conforto, diminui alguns riscos e melhora a sua qualidade de vida.
A higiene intima deve ser feita por três fases:
- remoção das dejectos e material absorvente;
- lavagem;
- hidratação e protecção da pele.
Na primeira etapa devemos retirar todos os dispositivos absorvente e remover a matéria orgânica para se passar à etapa seguinte. Após estes cuidados a pele está pronta para ser lavada, e embora possamos usar as toalhitas, quando a pele está muito suja, sugiro sempre uma boa lavagem com água e sabão de pH neutro.
Após a lavagem podemos usar alguns cremes ou emolientes para evitar as assaduras, proteger a pele da humidade e das agressões da urina e fezes.
Uso de toalhitas húmidas na higiene íntima do idoso
Como viu nem sempre sugiro o uso das toalhitas, alguns tipos de toalhitas podem se usar até depois da lavagem, pois conseguem hidratar e proteger a pele, por exemplo quando têm emolientes, como o aloe vera, alantoína ou enriquecimento de vitamina E...
A toalhita que devemos escolher deve ser grande, 20x25 cm ou maior, permanecer húmida durante algum tempo e a embalagem ter tampa ou fecho.
Quando me perguntam sobre o uso das toalhitas sugiro a regra dos quartos, ou seja a toalhita pode ser usada e dobrada até 4 vezes.
Aqui na loja pode encontrar algumas soluções, se pretende uma toalhita mais económica, pode optar pelos Toalhetes Húmidos Seni - 68 Unidades 20x25 cm ou pelos Toalhetes humedecidos com loção, embalagem com 60 unidades (20x30 cm).
Se pretender uma toalhita mais hidratante pode optar pelos:
Tem dúvidas? Pergunte que eu aconselho...
Carlos Edgar